Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

2007 – Quem subiu, quem desceu

December 30th, 2007 por | Categorias: Futebol.

O que apurei do ano que passou no futebol no Brasil.

SUBIRAM:

 

  • Campeonato Brasileiro: Excetuando-se o Corinthians, os maiores e mais tradicionais clubes brasileiros acabaram nas 11 primeiras posições. Adicione-se a esse fato que o 12º colocado foi o único clube fora dos 12 maiores clubes que tinha sido campeão brasileiro entre os demais participantes. Pode ter sido coincidência, mas aumenta a visibilidade da competição.
  • São Paulo (clube): Apesar do fracasso na Libertadores da América, o Tricolor do Morumbi desgarrou um pouco dos demais clubes no País e esboça um rascunho do projeto de ser a principal equipe do Brasil. Sai de 2007 favorito para as competições que disputará em 2008 por conta de seu elenco já montado e estrutura superior aos concorrentes brasleiros. Não lembro nunca de ter visto um time brasileiro ir disputar a Libertadores com a obrigação de vencê-la como será o caso do São Paulo em 2008.
  • Rio de Janeiro (Estado): Está longe do que representava o futebol do Rio de Janeiro em um passado não tão distante, mas é um alento que os 4 grandes do Rio tenham terminado na metade superior da tabela, tendo 2 times entre os 4 primeiros (Zona de Libertadores). Um de seus times ganhou a Copa do Brasil (o que não é um feito propriamente dito, mas é passível de ser citado).
  • Fluminense: Começou o ano abaixo das expectativas mas venceu a Copa do Brasil voltando a disputar a Libertadores. Isso por si só não seria o “Quem Sobe” tricolor, mas sua participação no Brasileirão o credencia a tanto, pois o time conseguiu ótima colocação e montar uma base para 2008.
  • Flamengo: O rubro-negro começou 2007 com a boa preparação deixada de 2006.Planejou bem o Estadual que disputava concomitantemente com a Libertadores e o venceu. Foi eliminado da Libertadores que ninguém levava muita fé mesmo e manteve seu planejamento. Ao julgar necessário no Brasileirão, trocou de técnico, reforçou cirurgicamente seu elenco e foi bem sucedido. Brilhante reação no Campeonato e casamento com a Nação. Chega para a Libertadores de 2008 muito mais forte que entrou para disputar a Libertadores de 2007.
  • Atlético-MG: Para um clube bagunçado como o Galo, recém chegado da 2ª Divisão, foi um ano positivo. Campeão Estadual e longe do rebaixamento. Superou 2007 e pode pensar novamente em 2008 como clube grande.
  • Cruzeiro: Ninguém esperava classificação para a Libertadores. Conseguiu. Sabe-se lá o que conseguirá em 2008, mas não se pode dizer que o clube Celeste não tenha subido em 2007.
  • Pernambuco (Estado): Era esperado que o Sport não tivesse muitos problemas para escapar do rebaixamento, até pela sua excelente campanha no Campeonato Pernambucano de 2007. A surpresa, foi a reação do Náutico no Brasileirão, com seu planejamento de priorizar os jogos de 6 pontos. O Náutico conseguiu de tal forma mostrar sua força, que certa altura, mesmo na Zona do Rebaixamento era dado como certo que o Timbú não cairia.
  • Corinthians: Muito estranho apontar como ter subido um time rebaixado, mas a análise aqui fica pelo time corinthiano que disputou o Brasileirão de 2007, que era de fato o time do Corinthians. Está certo que não foi por vontade própria ou por orgulho que a direção do Parque São Jorge pôs esse time para jogar, mas isso não muda que foi desportivamente um time honrado. Que para 2008 o Corinthians entenda seu tamanho atual e dentro da legalidade re-estruture-se.

DESCERAM:

 

  • Vasco: Em um cenário positivo para o futebol carioca em 2007, o time da Colina não conseguiu ir bem em nenhuma competição que disputou. Envolveu-se no início do ano com o Gol 1000 do Romário que pode ter custado uma participação mais competitiva no Estadual e na Copa do Brasil (eliminado pelo Gama no Maracanã com Romário em campo). O Vasco ainda fez um brilhareco em algum momento do Brasileirão, mas nada que desse alento ou esperança ao torcedor. Pelas competições que inicia em 2008, o Vasco nem contrata mal neste começo de temporada, mas é temerário começar o ano sem técnico. Ao menos, o Vasco conseguiu um patrocinador.
  • Santos: Gastou muito, mas gastou errado. Foi vice-campeão brasileiro mas viu a distância na condição de clube e time aumentada em relação ao São Paulo.
  • Internacional: Pode apagar 2007. Na ressaca do Mundial, o clube vendeu e não contratou (o próprio presidente do clube afirmou isso). Fiasco na Libertadores eliminado na 1ª fase. Mandou Abel embora e iniciou o Brasileirão com Gallo. Não funcionou, Abel voltou e o time entregou os pontos esperando o ano acabar.
  • Grêmio: Parece ter encontrado o auge da Era Mano Menezes ao chegar a final da Libertadores. Manteve-se forte ainda no Brasileiro, mas não chegou a Libertadores de 2008. De quebra perdeu seu treinador. Talvez seja exagero dizer que o Grêmio tenha descido, mas no mínimo se estabilizou e parou de crescer.
  • Goiás (clube): Há muito é costume acompanhar campeonatos tranquilos para o Goiás, sendo que em vários existe expectativa que o clube Esmeraldino consiga algo mais. 2007 foi o ano do perrengue no Serra Dourada, onde o clube ficou até o último minuto brigando com o Corinthians para fugir do rebaixamento. Caiu muito em 2007 o Goiás.
  • Fonte Nova: Não precisa nem explicar. Mas deixo esse tópico com abrangência metafórica maior para todos os casos de descaso e desrespeito ao torcedor/consumidor. A merda é tão grande aqui que não sei nem se é o caso de dizer que desceu. Bem… com morte é sinal que desceu, e que o pior, é que pode não ter chegado ao fundo do poço.

NÃO ME PERGUNTEM:

 

  • Botafogo: Esquizofrenia total. Por um lado eu penso que 2007 foi positivo, lembrando que durante bom tempo o Glorioso apresentou o melhor futebol do País e chegou a encantar quem via seus jogos. Lembro que por esse período, o torcedor alvinegro recuperou a auto-estima simbolizados até mesmo pela sua música cantada nas arquibancadas e a aquisição do Engenhão. Mas não há como não deixar de ressaltar que 2007 foi ano em que o Botafogo não concretizou a expectativa gerada pelo próprio bom futebol. Foram derrotas com requintes de crueldade: Taça GB para o Boa Vista, Estadual para o Flamengo, Semi-Final da Copa do Brasil para o Figueirense, Sul-Americana para o River Plate e talvez o pior de todos, abdicar de ao menos brigar por uma vaga na Libertadores muito em função do destempero do comando de General Severiano, que trouxe a tempestade, que deveria ficar por conta de torcedores apenas, para dentro de seus portões após derrota para o River. O clube entrou em parafuso com Montenegro, Cuca, Bebeto, Mario Sergio e cia e chutou o balde no Brasileirão. Prefiro esperar 2008, sabendo qual caminho o Botafogo preferiu seguir, para analisar 2007. Resta ao Botafogo manter o foco no que de bom aconteceu no ano que passou e não adotar o Tropa de Sofredores como o resumo de seu ano.

 

Ficou nítido que não foquei em todos os clubes ou mesmo todos os acontecimentos de 2007. O que acima está dito foi o que provavelmente mais saltou à minha vista. Quem quiser, não se acanhe em fazer sua análise sob seu próprio ponto de vista, podendo incluir caso queira o Futebol Internacional, Seleção Brasileira, Meghan, Riquelme, Milan, Kimi Raikkonem, Premier League, Marta, Seleção Feminina de Vôlei da Itália, Kaká, Pan, Dunga, Fórmula-1, Ronaldinho Gaúcho, Seleção de Basquete, Romário, etcetera, etcetera, etcetera.

****

Repercussão do Artigo:

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

17 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

17 Comentários para “2007 – Quem subiu, quem desceu”

  1. Serginho Valente
    30/12/07 - 9:51

    Victor, o Corinthians subiu? No telhado né? Huahauahuahuahaua.

    Responda a este comentário

  2. Daniel
    31/12/07 - 1:51

    “Victor, o Corinthians subiu? No telhado né?”
    [2]

    Discordo que o São Paulo tenha obrigação de vencer a libertadores, já que o Boca também vai disputá-la, e, esse sim, tem obrigação de vencê-la.

    De resto, concordo com o que foi dito. O Grêmio infelizmente desceu sim, menos que o Inter, mas desceu.

    Responda a este comentário

  3. Victor
    31/12/07 - 13:40

    Essa é a disputa. Não é barbada para o São Paulo, mas entra com obrigação.
    É mais ou menos como dizer que tanto Barcelona quanto Real Madrid tenham obrigação de ganhar o campeonato espanhol embora só um possa vencê-lo (podendo inclusive ser um Valência da vida)

    Responda a este comentário

  4. Daniel
    31/12/07 - 18:55

    Ah bom, não tinha entendido bem então.
    Concordo então com o que tu falou.

    Responda a este comentário

  5. Lincoln
    2/01/08 - 15:37

    existe alguma maneira de configurar pra aparecer na pagina principal o autor do texto ao invés de ter que abrir o texto pra descobrir?

    Responda a este comentário

  6. Victor
    2/01/08 - 16:07

    Existe, mas o Estagiário está de férias

    Responda a este comentário

  7. Zargarotinho
    3/01/08 - 10:18

    É sempre uma novidade entrar no Blablagol e ver seu novo layout. Em 2008 será esse?
    Concordo com tudo que você disse, Victor. Só faltou registrar que o Inter não mandou o Abel embora. Ele pediu pra sair pq “estava fechando com um time europeu”. Ele manteve esse 171 até março, eu acho, e baixou a bola. Foi só o Gallo ir mal pra voltar ao Beira-Rio. Pelo menos no quesito salário essa história deve ter dado certo.

    Responda a este comentário

  8. Victor
    3/01/08 - 10:46

    É sempre uma novidade entrar no Blablagol e ver seu novo layout. Em 2008 será esse?

    Ainda não estou satisfeito com esse, mas pelo que vi, ele funciona bem em qualquer navegador. É possível que fique esse com mudanças pontuais como as cores.

    Responda a este comentário

  9. Rafael B.
    3/01/08 - 16:07

    Na verdade Victor colocou o Timão em “sobe” só pra causar polêmica. Só pode ser isso.

    Além disso só não concordo com o desprezo que Victor atribui à Copa do Brasil. Dos mais de 30 campeonatos pelo país, a Copa do Brasil certamente só perde para o Brasileirão em importância. Poderia ser melhor? Sim. Mas é do jeito que é todo mundo quer ganhar.

    Responda a este comentário

  10. Victor
    3/01/08 - 16:43

    A intenção não é causar polêmica. Talvez debate. De qualquer forma, essa é minha opinião. O Timão está em “Sobe” porque nada poderia ter sido pior para um Clube de Esportes que os anos de 2005 e 2006 para o Corinthians. Não há título que justifique o que foi feito. Além do que, com toda lavagem de dinheiro, em 2006 o time de prima-donas do Coritnhians foi uma porcaria também.
    ****
    Eu não tenho o menor desprezo pela conquista de título algum.
    Aliás, pelo contrário, acho que se alguém participa de algum evento esportivo, que o dignifique tentando vencer.
    ****
    Se lerem com calma e lembrarem dos anos anteriores poderão até me dar razão no que eu escrevi:

    venceu a Copa do Brasil voltando a disputar a Libertadores. Isso por si só não seria o “Quem Sobe” tricolor

    Vencer a Copa do Brasil pouco quis dizer ao clubes que a venceram até este ano. Flamengo, Paulista e Santo André fracassaram na Libertadores.
    Não por coincidência, esses clubes foram muito mal no Campeonato Brasileiro no mesmo ano em que venceram essas competições.
    Por isso, o “Quem Sobe” do Fluminense é a associação da conquista da Copa do Brasil ao bom desempenho no Campeonato Brasileiro.
    Até porque, o título do Fluminense na Copa do Brasil foi aos trancos e barrancos. Jogando daquela forma, poderia cravar com precisão que o destino tricolor seria o mesmo dos campeões anteriores da Copa do Brasil citados neste mesmo comentário. Ou você acha que aquela campanha tricolor é algo animador para o futuro?
    ****
    Por mais que eu ache que quem participa deva ganhar e comemorar, faço questão de ressaltar que esqueçam a Copa do Brasil como a competição que já foi. Bem disputada, charmosa e emocionante. Ela há muito tempo é um lixo que não atrai público, raríssimos bons jogos e não emociona.
    Desde que houve um aumento do número de times na Libertadores, acompanhar a Copa do Brasil é como assistir a 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro ao invés da 1ª. Só vê mesmo quem tem de torcer para seu time.

    Responda a este comentário

  11. Rafael B.
    3/01/08 - 17:54

    Não pode um time estar em “sobe” no ano em que foi rebaixado. Sua análise é de 2007, e não dos anos anteriores.

    ****

    Não tem nada de animador. Mas se vc desqualifica a Copa do Brasil pela sua qualidade técnica, tb deve fazer com o campeonato brasileiro, cada vez mais nivelado por baixo.

    Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras tiveram êxito ganhando a Copa do Brasil. Internacional, Corinthians, Flamengo não tiveram êxito depois de ganhar o torneio. Criciuma e Juventude tb já ganharam, assim como Paulista e S. André.

    Tudo pode acontecer no futebol, até mesmo termos Bragantino, Vitória, S. Caetano.. disputando final de Brasileiro.

    Responda a este comentário

  12. Victor
    3/01/08 - 18:32

    Sua análise é de 2007, e não dos anos anteriores.
    ???

    Mas se vc desqualifica a Copa do Brasil pela sua qualidade técnica, tb deve fazer com o campeonato brasileiro, cada vez mais nivelado por baixo.
    O cada vez mais nivelado por baixo é opinião sua. A minha sobre o Campeonato Brasileiro está dita na primeira análise de todas no artigo.
    A Copa do Brasil tornou-se uma mera divisão de acesso para a disputa da Libertadores sem os 04 e de vez em quando 05 principais times do país no ano

    Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras tiveram êxito ganhando a Copa do Brasil. Internacional, Corinthians, Flamengo não tiveram êxito depois de ganhar o torneio. Criciuma e Juventude tb já ganharam, assim como Paulista e S. André.
    Caro, eu analisei os últimos anos em que se seguiu o padrão da Copa do Brasil não contar com os melhores times do país. Seguiu também o padrão desses times citados terem deitado em berço esplêndido durante o 2º semestre do ano que ganharam essa fraca Copa do Brasil. Como disse antes, esqueçam a Copa do Brasil de hoje em dia como referência de força. Um clube forte pode (e deve ganhar) a Copa do Brasil (como possivelmente Grêmio ou Inter o farão em 2008), mas ela não é parâmetro. É como se achar forte e preparadopara ser Campeão Brasileiro por ganhar o Campeonato Mineiro.

    Tudo pode acontecer no futebol, até mesmo termos Bragantino, Vitória, S. Caetano.. disputando final de Brasileiro.
    Parece que essas coisas estão aqui só para me fazer perder tempo em responder. O Vitória foi a final por conta daqueles regulamentos malucos que existiam em campeonatos brasileiros, assim como o São Caetano em 2000.
    Mas mesmo assim, não se pode dizer que foi qualquer coisa. O caso do Bragantino, o time se manteve por um uns três anos como um dos melhores do país. Foi vice-campeão brasileiro vindo de um título de campeão paulista. O São Caetano por duas vezes foi vice brasileiro, uma vez vice da Libertadores , manteve-se também por algum tempo entre os melhores times do Brasil chegando também a um título paulista. Colocado da forma que foi colocado, faz querer parecer analogamente que teria sido como se o América-RN tivesse sido 3º colocado do Brasileirão de 2007.

    Responda a este comentário

  13. Rafael B.
    4/01/08 - 8:09

    Vc não fez um post sobre o que sobe ou desce em 2007? Em 2007 o Timão caiu. Foda-se o que aconteceu nos anos anteriores.

    Porra Victor, se eu acho o Brasileiro fraco tecnicamente, imagina o que eu penso da Copa do Brasil. Minha questão não é da força, ou se a Copa do Brasil prepara alguém pra alguma coisa. Minha questão é a importância, e nisso, o torneio só perde pro Brasileirão.

    Regulamentos malucos sempre rolam de vez em quando, mas Bragantino 3 anos como um dos melhores times do Brasil? Vc só pode estar de sacanagem.

    Citei esses pois foram os primeiros que vieram na cabeça. Se parar pra pensar com mais calma, vamos encontrar até Bangu disputando final de Brasileirão.

    Responda a este comentário

  14. Victor
    4/01/08 - 10:06

    Subir ou descer são ações relativas (relativos a um referencial). Não há problema algum eu me basear no ano anterior para dizer quem subiu.

    Bangu é outro exemplo de timaço montado com grana de bicheiro, exatamente como o Botafogo de 1992.
    Aliás, o Bangu poderia até ter vencido o Estadual de 1985 se não tivesse sido roubado por Wright.

    Nada muito diferente do Bragantino de Nabi Abi Chedid. Aliás, eu não consigo entender sua surpresa com o Bragantino ter sido um dos melhores times do Brasil por 3 anos (e foi mesmo), já que isso ocorreu tão recentemente.

    Responda a este comentário

  15. Rafael B.
    4/01/08 - 10:16

    Tudo bem, eu respeito sua opinião. Mas o Corinthians não subiu em 2007. Desceu, e desceu em todos os sentidos, figurado, literal, teórico, prático… independente do referencial.

    Um dos melhores times do Brasil por 3 anos ganhou apenas um campeonato estadual contra o Novorizontino.

    Responda a este comentário

  16. ah
    4/06/08 - 20:22

    mais isso e relativo diz ai quem acreditava q o paysandu ia vence o boca na labombonera coisa que o sao paulo nao consegui a muito tempo

    Responda a este comentário

  17. 2009 – Quem subiu, quem desceu
    24/12/09 - 7:58

    […] Fechou de forma magistral com a Copa do Brasil o ciclo iniciado em 2007. Dormiu no Brasileirão e inicia o ciclo da […]

Deixe seu comentário