Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

1000 jogos, Zé Carlos, Andrade

July 28th, 2009 por | Categorias: Campeonato Brasileiro 2009, Flamengo, Santos.

O jogo contra o Santos na Vila foi o milésimo jogo do Flamengo na história do campeonato brasileiro. O primeiro time a atingir tal número. Por essa lista, Inter, São Paulo e Cruzeiro irão chegar nessa contagem ainda em 2009.Santos 1x2 Flamengo

Se fosse fazer a resenha do jogo minuto a minuto, não poderíamos começar com a célebre “1′ – um jogo bem igual”, pois aos 25 segundos do 1º tempo Bruno salvou um chute cruzado, dando a falsa impressão que o Santos sufocaria o Flamengo. Uma falta bem batida por Adriano e uma furada do zagueiro Wellington e mais nada houve na 1ª etapa.

No 2º tempo, o Flamengo começou melhor. As jogadas pelas pontas (principalmente na esquerda com Everton) apareciam bem. O time carioca se manteve melhor. O goleiro santista salvou uma bola em cima da linha e, logo depois, o Santos abriu o placar. Disseram que foi falha do Bruno, pois ele pulou atrasado. Na hora também achei, mas depois vendo com calma, a bola foi muito no canto.

Apesar de melhor no jogo, o Flamengo continua mal. Sem um meio campo criativo os atacantes têm que voltar muito pra buscar jogo. Vi várias jogadas de ligações diretas Bruno-Adriano com chutões pra frente. Uma boa definição foi do Victor, dizendo que o Adriano parece aquele jogador de Play Station que você passa a bola aperta do botão de correr e vai embora.

Acabou que o Adriano, mesmo ainda fora da forma ideal (sem ser o Imperador) vai sendo o melhor do Flamengo e desequilibrando alguns jogos. Com um balaço empatou o jogo. E numa jogada do garoto Bruno, o santista mandou contra a própria meta. Aliás, colocam os jovens zagueiros Wellington e Fabrício na fogueira pois, “não há outras opções”, e por que deixam no banco jovens meias como Erick Flores e Bruno, os substituindo por cabeças-de-área? Saulo definiu muito bem o Kléberson de hoje, que “parece estar desligado, fora da tomada”.

O jogo foi ruim e baixo nível técnico. Mas o resultado foi justo pois o Flamengo foi um pouco melhor e quebrou a tal escrita de nunca ter ganho um jogo oficial na vila. O Santos está fraco e Luxemburgo terá trabalho.

Por curiosidade fui pesquisar os confrontos oficiais Santos x Flamengo tendo o Santos como mandante e são 22 jogos, com 11 vitórias pro Santos, 7 empates e 4 vitórias do Flamengo (3 dessas devem ter sido no Morumbi ou outro estádio). Péssimo retrospecto do rubro-negro.

Homenagem

Zé Carlos - goleiro do Flamengo

Zé Carlos - goleiro do Flamengo

Na última sexta-feira morreu o Zé Carlos, goleiro do Flamengo. Foi muito cedo, aos 47 anos, vítima de câncer.

Zé Carlos era o goleiro do Flamengo quando comecei a acompanhar conscientemente o futebol e meu time.

Não era unanimidade, mas eu o achava bom goleiro. Travava bons duelos com Acácio do Vasco com quem foi junto servir à seleção brasileira, ambos na reserva do Taffarel na Copa do Mundo de 1990.

Em meio a turbulência na Gávea (quando não está?) e morte do Zé Carlos, a demissão do técnico Cuca veio a fazer com que Andrade comandasse o time do Flamengo como interino. Depois da importante vitória (pelos 1000 jogos, quebra do tabu, ou pelos 3 pontos), Andrade me emocionou com suas palavras em lembrar do ex-companheiro de time e oferecer-lhe a vitória.

A espontaneidade do seu choro e a simplicidade de suas palavras nos remetem aos melhores momentos do futebol.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

35 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

35 Comentários para “1000 jogos, Zé Carlos, Andrade”

  1. Rafael
    28/07/09 - 18:36

    Vídeo maneiro do Globo sobre os 1000 jogos.

    Responda a este comentário

    Victor

    Para ficar completo só faltaram o 389º e o 390º

    Responda a este comentário

    Rafael

    ?

    ****

    389º – Flamengo 0 x 1 Vasco da Gama
    390º – Flamengo 2 x 1 América (RJ)

    Responda a este comentário

  2. Zargarotinho
    28/07/09 - 19:37

    Triste a notícia da morte do Zé Carlos. Apesar de ter sido um goleiro de altos e baixos, sempre foi muito identificado com o clube e merece todas as homenagens da diretoria e da torcida.

    Responda a este comentário

  3. Victor
    28/07/09 - 19:38

    Uma boa memória, e curiosa, que tenho do Zé Carlos não foi no auge dele, quando era convocado para reserva de Taffarel na Seleção, e sim depois, em 1996.

    Na final da Taça GB (último jogo do turno) contra o Vasco, o goleiro titular do Fla se machucou e quem acabou entrando era o sumido Zé Carlos.
    O legal é que na entrada, o mesmo que não aparecia na mídia há um tempão foi muito aplaudido pelos rubro-negros, e entrou acenando para a torcida tranquilão (lembro que aquele time do Fla ganhou o campeonato com os pés nas costas e o momento era de grande tranquilidade na Gávea).
    À partir daí, ele voltou a ser o titular, mas não lembro que fim levou essa história.

    Responda a este comentário

  4. saulo
    28/07/09 - 19:39

    Um jogo ruím na primeira etapa do Flamengo X Santos. Muitos passes ruins e um esquema muito defensivo armado pelo Andrade. Com a entrada do Toró, o meio campo ficou sem um único armador. Foi um verdadeiro festival de passes errados e chutões. E o Santos se fosse um pouco melhor, poderia ter decidido logo no início e fechado o caixão. Mas o Vanderlei preferiu escalar três volantes sem ter qualidade nas laterais.
    Na segunda etapa, o jogo foi mais aberto, com o Flamengo mais ligado na partida e a mesmice da falta de imaginação. O Santos apenas marcou primeiro em um chute despretencioso e uma falha do Bruno. Andrade corrigiu o erro e escalou acertadamente o apoiador Bruno Paulo. Mais uma vez esse garoto mudou o panorâma do jogo. O Éwerton passou a ter mais opções na linha de fundo e o ataque subiu de produção. Adriano fez um golaço daqueles dos quais sempre fez fora da área. E o time passou a acreditar e virou o placar no fim. Apenas vejo o Kléberson fora de sintonia. Continua com a tomada desligada do interruptor. Léo Moura jogou mal, mas teve mais vontade.

    Obs: Comovente as declarações do Andrade sobre o falecimento do ex-goleiro Zé Carlos.

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    – A sensação que o Kleberson passa é exatamente essa. Bela colocação (ui!), Saulo!

    – Tá chato demais ver jogo do Flamengo. Timezinho sem graça e que depende quase que exclusivamente do Adriano. Hoje ele salvou com um gol e com o sopro no cangote do zagueiro no gol contra.

    – Perto do Wellington, o Fabão parece o Baresi!!!!!

    – Comovente a declaração do Andrade sobre o falecimento do ex-goleiro Zé Carlos. (2)

    Responda a este comentário

    Victor

    Cara,
    Adriano definitivamente parece um atacante de play station.
    Daqueles que você não sabe o que fazer, aperta o botão de correr e o quadrado (nãáão apértá áté ô fínául) que sai gol.

    – Comovente a declaração do Andrade sobre o falecimento do ex-goleiro Zé Carlos. (3)

    Aliás, comovente também existir gente no futebol como Andrade.

    Outro dia discutimos a questão de time grande x time pequeno. Penso que o que poderia pender para o lado da camisa é quando a mesma exala tradição, e vejo na figura do técnico algo que pode ser essa cara.
    Não estou dizendo que tenha de ser uma fórmula ou uma necessidade, mas é bom volta e meia ver alguém com a cara do clube.
    Tomara que o Flamengo não consiga acertar com Vagner Mancini.
    Uma sequencia de Caio Junior, Cuca e Mancini é chatice demais para aturar.

    Mais Andrade! Menos Vagner Mancini!

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    Mandou muito bem, Victor. Senti isso também vendo o Andrade falar. O cara tem orgulho de fazer parte desse time de verdade. Veste a camisa com paixão. E isso é muito raro hoje em dia. Sem contar a historia que construiu como jogador…

    Tomara que o Flamengo não consiga acertar com Vagner Mancini. (2)
    Mais Andrade! (2)

    Responda a este comentário

    Rafael

    Comovente a declaração do Andrade sobre o falecimento do ex-goleiro Zé Carlos. [4]

    Responda a este comentário

  5. saulo
    28/07/09 - 19:49

    Com tantos zagueiros e volantes na proteção, o Wellington patéticamente quase entregou o jogo. Aquela furada foi ridícula. Não tem mais condições de ser titular. Aliás, o próximo treinador poderia abrir mão de um zagueiro e escalar um armador. Tenho pena dos atacantes e o Adriano merece com todos os méritos o alto salário. Ele precisa ser ao mesmo tempo meio campo e atacante. Precisou reclamar diante dos microfones para o time ajudar no segundo tempo.

    Responda a este comentário

  6. saulo
    28/07/09 - 19:53

    Por incrível que pareça, o elenco do Flamengo tem melhores jogadores que o Wellington na posição. Apenas achei cautelosa demais a formação tática com três zagueiros, mais um volante de proteção(Toró) e mais dois de saída(Williams e Kléberson). Foi nítida a falta de qualidade e a objetividade no passe para os atacantes. O próprio Emerson precisou sair muito da área e abandonar seu companheiro. O Adriano em poucas momentos, deu muito trabalho a zaga santista. Precisou chutar muito longe da área para sair seu gol. E apenas conseguiu esse feito porque foi sacado o insosso Toró para dar lugar ao Bruno Paulo no apoio. Infelizmente o time não pode mais contar com a inspiração dos seu laterais.
    Em relação ao novo treinador, ainda não vejo o Andrade para ser realmente efetivado. Parece ser uma pessoa ainda sem bagagem e comando necessário para pegar esse “rojão”. Caso a diretoria acerte com alguém, preferia o Vagner Mancini. Apesar da pouca idade, tem mais conhecimento tático e rodagem. Seus times costumam ser mais ofensivos e não costuma preferir o 4-4-2. Aliás, chega ser irritante esse esquema com três zagueiros. Não existe no Brasil um jogador específico para a função de líbero. Para fazer essa sobra, o líbero precisa saber ao mesmo tempo fazer a sobra quando o time perde a posse e virar volante quando está com a bola.
    No segundo caso, o mais utilizado no Brasil: o volante vira um terceiro zagueiro muito próximo a linha de defesa. Os meias voltam muito para buscar o jogo e fica um vácuo enorme nesse setor. Os laterais ganham mais liberdade, porém quando marcados, se embolam no meio e congestionam mais o setor. Seria melhor que esses laterais se alternarem nas subidas e os treinadores optarem por jogadores mais técnicos na armação para variarem as jogadas. Por isso, somos obrigados a assistir muitos cruzamentos longe da linha de fundo e chutões. Os treinadores europeus perceberam isso e jogam com duas linhas de quatro ou três atacantes. Esses atacantes se revezam na recomposição da marcação. O problema é saber se o jogador no futebol brasileiro vai aceitar…

    Responda a este comentário

  7. Victor
    28/07/09 - 19:56

    Alguns links relacionados aos assuntos do post:

    http://www.futepoca.com.br/2009/07/santos-1-x-flamengo-2-nem-roberio-de.html
    http://impedimento.wordpress.com/2009/07/27/um-intruso-chamado-andrade/
    http://sobreflamengo.blogspot.com/2009/07/efetiva-se-andrade.html

    Responda a este comentário

  8. Glauco
    28/07/09 - 20:54

    Não vi o Flamengo melhor que o Santos nessa partida de nível técnico grotesco. O alvinegro mereceu perder não porque foi pior, mas porque na Vila tinha obrigação de ser melhor que o rival (qualquer que seja) até porque, mesmo nos doídos anos 90 o Santos mandava em casa ainda que com equipes medíocres. E cada tabu vai sendo quebrado contra o Peixe… Haja força de Robério de Ogum!

    Responda a este comentário

  9. saulo
    28/07/09 - 22:00

    O Andrade deu foi sorte porque ninguém jogou nada.

    Responda a este comentário

  10. Zargarotinho
    29/07/09 - 9:33

    Na segunda, o PVC falou sobre técnicos e salários. Disse que o Vagner Mancini considerou a proposta de 80 mil mensais do Flamengo ridícula. Logo em seguida, ele apresentou outros salários para comprovar a tese do treinador: Luxa 500 mil, Muricy 400 mil, Dorival 200 mil, e por aí vai…

    No fim ele disse que, óbvio, 80 mil é um excelente salário, mas graças aos cartolas que inflacionaram o mercado (incluindo aí outras administrações rubro-negras), o valores de hoje são surreais.

    Eu já tinha a minha preferência. Agora então é que o Andrade cairia como uma luva no time mesmo. E, milagrosamente, parabéns à nova diretoria de fuebol que chegou sem cometer loucuras (por enquanto).

    Responda a este comentário

  11. Victor
    29/07/09 - 10:25

    Opa.
    Quando eu digo “Mais Andrade” e “Menos Vagner Mancini” não estou defendendo que Andrade deva ser o técnico do Flamengo.

    Só gostaria que figuras como Andrade, ou pelo menos mais identificadas com os clubes tivessem mais atenção, mais destaque.
    Uma das formas é sendo técnico.

    Mas, ainda assim, o cara tem que ter capacidade e querer ser técnico (coisa que o Andrade não me passa querer).

    E óbvio, sem ser 8 ou 80.

    ****
    O que é chato, é aturar uma sequência, Caio Junior-Cuca-Mancini no Flamengo.
    E o Cuca ainda vai. É pelo menos caricato.

    Eu acho um tanto improvável que não seja possível encontrar um técnico que seja pelo menos flamenguista para assumir o time.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Mais Andrade! Menos Vagner Mancini! [3]
    E nesse sentido mesmo que vc já tinha falado.

    Em tempo, não sei se Andrade está preparado para ser técnico.

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    Entendi o que você quis dizer. Também acho que mais figuras como ele devam aparecer nos clubes. Mas de acordo com os treinadores disponíveis, entendo que a escolha do Andrade seria muito boa. O ideal na minha opinião seria o Jorginho (que mandou muito bem no América e é mais um “Andrade”), mas é difícil.

    Responda a este comentário

  12. Rafael
    29/07/09 - 10:32

    Lembrei de um jogo, acho que foi Flamengo x Vitória, no Maracanã. Zé Carlos estava defendendo o time baiano e acabou furando bisonhamente uma cabeçada fraca e lá de trás do Sávio (se não me engano) e saiu o gol do Fla.

    A torcida não perdoou e mandou: “ZÉ CARLOS, ZÉ CARLOS!!!”

    Depois quando perguntado sobre o lance, o espirituoso goleiro comentou: “Falhei, acontece, mas nunca vi um coro tão irônico pra mim”.

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    Hehehehehe…ele era engraçado. Em alguns jogos ele fazia milagre e o locutor mandava: “ZÉ CAAAAAAARLOOOOOS”. Já em outros momentos, era digno de: “Ô, ZÉ CARLOS. QUE QUE ISSO?!”.

    Responda a este comentário

    Rafael

    HAhauhHAUhHAUhAU… é mesmo.

    Responda a este comentário

  13. Victor
    29/07/09 - 11:29

    Para colocar um pouco de lenha na fogueira:
    http://www.cbf.com.br/xmlnoticias/noticias.php?e=1&n=10237

    Responda a este comentário

    Rafael

    HEhehe…
    Na foto do post Zé Carlos está levantando tal taça.

    Responda a este comentário

  14. saulo
    29/07/09 - 19:00

    Depois culpam o Cuca pela crise: http://www.lancenet.com.br/noticias/09-07-29/589316.stm?futebol-brasileiro-geninho-diz-ter-recusado-convite-para-comandar-o-flamengo

    Responda a este comentário

  15. Victor
    31/07/09 - 19:16

    A ideia da diretoria rubro-negra é contratar algum nome vinculado ao clube. A lista teve Jorginho, Carpegiani…

    – Por que não o Mozer? O Zinho? Mas não entrei em contato com nenhum destes. Só vamos pensar nisso depois de domingo – afirmou Braz.

    Responda a este comentário

    saulo

    Seria melhor pensar no Mozer e Zinho apenas para a próxima temporada. É arriscado contratar alguém sem qualquer experiência durante o campeonato.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Putz… cada vez mais os esquemas escancaram.

    Responda a este comentário

  16. Gaburah
    1/08/09 - 13:05

    Se fode aí, Andrade:
    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Flamengo/0,,MUL1251214-9865,00-ANDRADE+E+EFETIVADO+COMO+TECNICO.html

    Responda a este comentário

  17. Andrade demitido evidencia estragos no Flamengo
    23/04/10 - 16:54

    […] o episódio da renovação, Andrade trocou a imagem romântica de pessoa humilde vencendo na profissão com sentimentos de gratidão e amizade por uma de deslumbrada celetóide. O interino contou ao seu favor com a massa rubronegra defendendo […]

  18. Amarildo José Ramos
    18/11/10 - 13:26

    Fico triste pela morte desse goleirão, onde o nome já diz tudo, Zé Grandão, e por ser torcedor do mengão e ter a chance de narrar um jogo do goleiro Zé Carlos, do flamengo,em 1999, na época defendendo o XV de Piracicaba contra o meu EC Paraguaçuense no estádio Carlos Affine…
    Naquele dia não consegui tirar uma foto com ele, mas tenho uma grande lembrança daquele dia, o seu autográfo ele me deu onde guardo com muito carinho…
    Valeu Zé…

    Responda a este comentário

    Bender

    Valeu pelo registro.

    Responda a este comentário

  19. Bender
    21/06/11 - 16:24

    http://oglobo.globo.com/esportes/mat/2011/06/07/memoria-do-futebol-andrade-924632145.asp

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário