Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

‘94- ‘09: 15 anos sem Senna (+1 dia sem Ratzenberger)

May 2nd, 2009 por | Categorias: Fórmula-1.

O dia do trabalho do ano de 1994 terminou como uma das páginas mais negras da história do automobilismo. O GP da República de San Marino, realizado em Imola, na Itália, iniciou-se na sexta-feira com um acidente pavoroso. O então jovem promissor Rubens Barrichello atingiu uma zebra e voou com seu Jordan, atingindo o alambrado acima da barreira de pneus. O brasileiro ficou afastado das atividades do fim de semana, e de casa, assistiu a tragédia que se sucedeu. Seu susto já fora na verdade um mau presságio.

Por algum motivo, eu não assisti ao treino classificatório no sábado. Porém, passando por uma TV ligada em uma loja de conveniências, vi imagens recuperadas de um daqueles carros curiosos com o patrocínio da MTV se arrebentar contra o muro da curva Villeneuve. Logo em seguida, Senna – em sua autoridade de representante dos pilotos – caminhava inquietamente pelo paddock até entrar em um carro da organização e ser conduzido até o local do acidente. Como a TV estava sem som, só fui saber de toda a história mais tarde.

Baby Ratzenberger

Baby Ratzenberger

Naquele carro estava Roland Ratzenberger, austríaco, um cara que era só felicidade por estar realizando seu sonho de estrear na F1 naquele ano, mesmo sendo na cadeirinha elétrica da Simtek. Após um 11º lugar no GP do Pacífico, ele se sentia confiante para classificar seu carro em Imola. E não era uma pequena saída de pista que iria fazê-lo esmorecer. Reza a lenda de que a sua equipe o teria orientado para voltar aos boxes a fim de checar a segurança do carro. Ele partiu para mais uma voltinha a mais, a sua derradeira. A asa dianteira se desintegrou a mais de 300 km/h e nada mais pôde ser feito. Roland tinha 33 anos. Tinha brigado com o pai para seguir a carreira de piloto, e na época do acidente, a lenda também diz que eles se reaproximavam. Ele investiu todo o dinheiro que ganhara correndo no Japão para realizar seu sonho na F1. Seu corpo não resistiu à fragilidade do chassi Simtek, que mostrou através de um rasgo na estrutura o braço pendente e sem vida do piloto austríaco. E sua morte, trágica e precoce, ainda seria eclipsada por outra, ainda mais imponderável e irreal.

Há exatos doze anos não aconteciam mortes em finais de semana de GP, desde as perdas de Gilles Villeneuve e Ricardo Paletti na temporada de 1982, respectivamente na Bélgica e no Canadá. Somente em 1986, durante testes privados da Brabham na França, o simpaticíssimo e italianíssimo Elio de Angelis perdeu a vida. Oito anos e algumas medidas de segurança depois, os deuses da velocidade voltariam a cobrar um alto preço daqueles que, com o tempo, se esqueceram do real risco que estavam expostos aqueles caras, que se vestem como astronautas e vivem em um mundo paralelo onde frações de segundo determinam a diferença entre vencedor e fracassado, e um detalhe milimétrico pode decretar fim a uma corrida, carreira, ou mesmo à própria vida.

No domingo, não acordei como de costume em cima da hora da largada. Queria saber as repercussões do acidente do dia anterior pelos comentários do Reginaldo Leme. A corrida tinha inevitavelmente um clima de velório, e a sensação era de que todos pediam para que a corrida simplesmente acabasse logo e todos pudessem ir para casa. A atmosfera estava pesada demais para qualquer tipo de competição. Sinal verde, e logo ocorre um acidente. Pedro Lamy e J.J. Letho se encontraram em seguida da largada e os destroços de seus carros voam para a arquibancada, ferindo alguns espectadores. A bandeira amarela intensifica a tensão, mas ninguém imagina o que se sucederia.

Senna boy

Senna boy

Senna não estava na situação tranquila que ele imaginara ao se juntar a Frank Williams. Tinha problemas sérios para se ajustar ao nervoso FW16. E sua apreensão aumentara muito devido aos acidentes ocorridos nos dois últimos dias. Tendo abandonado os GPs do Brasil – com uma rodada que se fosse do Barrichello… – e do Pacífico, o tricampeão via brotar o talento de Michael Schumacher como a grande ameaça aos seus planos que visavam ao tetracampeonato. Efetivamente, o alemão escoltou o brasileiro durante a bandeira amarela e o perseguiu na relargada, até que veio a Tamburello e só Schumacher seguiu em frente. Bandeira vermelha. Fiscais atônitos. Pela TV, Galvão Bueno até tentou não se antecipar nas conclusões, a despeito da brutalidade das imagens. A vida de Ayrton Senna tinha terminado ali mesmo, ao vivo numa manhã de domingo. Pela primeira vez, um campeão morria durante um GP de Fórmula 1.

Reiniciada a corrida que ninguém queria mais correr, a bruxa continuava solta. Ainda dentro do pitlane, uma roda se solta da Minardi de Michele Alboreto e vai, quicando, saindo dos boxes e atravessando o fim da reta dos boxes, com sérios riscos de atingir outros carros. Desta vez, foram alguns mecânicos para o posto médico.

Após a corrida, Schumacher chegou a sua terceira vitória em três corridas naquele ano, mas sem nada a comemorar. Veio a confirmação da morte do piloto brasileiro. Ele tinha 34 anos.

Soube-se depois que Senna levava no bolso do macacão uma bandeira da Áustria. Em caso de vitória, ele homenagearia seu colega menos famoso, sem saber que a sua sorte seria a mesma.

Dois pilotos, duas histórias completamente diversas e um mesmo destino trágico. Outros fins de semana como esse nunca mais aconteceram. As lições aprendidas ao custo de duas vidas tornaram a F1 muito mais segura, nos carros e pistas, além de procedimentos de resgate mais eficientes. Há quinze anos os pilotos estão livres desta nuvem negra, mas todos eles sabem que o perigo está sempre à espreita na profissão que escolheram.

Fica a homenagem aos dois seres humanos, Roland e Ayrton.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

17 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

17 Comentários para “‘94- ‘09: 15 anos sem Senna (+1 dia sem Ratzenberger)”

  1. Victor
    2/05/09 - 16:16

    Acabo de chegar(*) do Dragon Jack.
    A banda Kria, que faz cover dos Beatles tocou.

    Estava lá com Bender, e ao fim do show, colocaram no DVD o show dos Beatles em cima do telhado.

    Nunca tinha atentado para isso, mas curiosamente hoje, olhei para a imagem do John Lennon e suddenly (® McCartney) pensei que um sujeito saiu de casa para dar um tiro no cara. Acho que comentei com Bender ou Ana Paula.

    Nem me toquei no 1º de maio, mas lembrei do Senna também.

    Dois caras que foram ícones máximos em suas áreas e que morreram de forma abrupta. Que talvez, nós os vemos com a reverência de heróis, inclusive pelas mortes prematuras, mas que não tenho dúvidas, trocariam seus feitos por poder viver, mesmo que como reles mortais.

    ****
    Senna morreu com 33 anos?
    É… parece que quem é foda, mas foda mesmo morre com essa idade…

    (*) O comentário foi escrito às 5 da matina, mas eu só acordei com a cara no teclado para apertar ENTER agora, 4 da tarde.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    “trocariam seus feitos por poder viver, mesmo que como reles mortais.”

    Duvido bastante…

    Responda a este comentário

    Rafael

    Eu lembro de vc comentar isso. Apesar das 15 cervejas…

    Responda a este comentário

  2. Saulo
    2/05/09 - 18:10

    Um fato deixou escapar neste relato, a organização da prova escondeu a morte do até então piloto austríasco Ratzenberger. Quando ocorreu o trágico acidente, a equipe de emergência proibiu os fotógrafos registrarem um homem “morto”. Caso o laudo médico registra-se essa morte na pista, aquela corrida simplestemente seria sumariamente suspensa. Por isso, oficialmente seu óbito foi declarado a “caminho do hospital”.

    Responda a este comentário

    Robinson

    Verdade.

    No caso da confirmação de morte em local de evento esportivo, a lei italiana diz que todo o evento deve ser cancelado.

    Ratzenberger, até entrar no helicóptero, via-se os médicos desesperados na tentativa de recuperar seus batimentos cardíacos.

    Com Senna, apesar das claras e irremediáveis lesões, conseguiram reverter a parada cardíaca, só sendo declarada a morte no Hospital Maggiore de Bolonha.

    Responda a este comentário

  3. Alexandre
    2/05/09 - 19:10

    Era muito bacana ver o Senna correr. O cara deixou uma saudade enorme nas pistas de F1. A morte dele tem muitas curiosidades né? Por exemplo, o primeiro carro de F1 q ele testou foi da Williams. Diziam q ele sempre quis correr pela equipe do Frank. Dizem tb q ele teve um presságio de algo ruim… O cara vivia pra acelerar. É como o Victor disse… Enfim, foi um fim triste, mas com uma pitada de coerência… Ele tinha q morrer fazendo aquilo que ele gostava mais, e a 300km/hora.

    O q ficou mal contado foi a causa da morte dele… Dúvido q ele tenha errado naquela curva. Pra mim foi o tal da emenda q eles fizeram no volante. Sei lá… Essa FIA parece ser pior que a Ferj…

    Responda a este comentário

    Robinson

    A causa do acidente nunca foi esclarecida, e como muitos outros, vai permanecer como mistério.

    Para se ter uma ideia, até a hipótese completamente absurda de suicídio foi levantada.

    Essas coisas não têm mesmo explicação.

    O fato é que a segurança nesse tipo de competição é tão grande quanto a capacidade de seus regulamentos e procedimentos têm de acompanhar as evoluções da tecnologia e a velocidade dos carros. Enquanto o regulamento impõe as limitações necessárias para manter a segurança, tudo vai bem.

    Após aquele fim de semana, os cockpits ficaram muito mais fortes, com as laterais muito mais altas e largas para evitar que aconteça como Ratzenberger, que bateu a cabeça no muro e a 300 por hora e não há capacete que resista.

    O HANS, limitação de velocidade nos pits, áreas de escape nas pistas… muita coisa mudou de lá para cá. Mas é fundamental que continue mudando.

    Quando os carros ficam rápidos demais e as regras caducam, os acidentes graves se tornam inevitáveis.

    Responda a este comentário

  4. Alexandre
    2/05/09 - 19:11

    ps. Muito bom o artigo, Robinson!

    Responda a este comentário

    Victor

    ps. Muito bom o artigo, Robinson! [2]

    Responda a este comentário

  5. Jean
    3/05/09 - 4:28

    Victor, o Senna morreu aos 34 anos.

    Responda a este comentário

    Victor

    é verdade.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Estava bolado, estou com 33 e já não me sinto muito bem…

    Responda a este comentário

  6. Robinson
    3/05/09 - 12:51

    Sim!!!

    Ele já havia completado 34 no dia 21 de março.

    O Ratzenberger que ainda tinha 33. Curiosamente, o austríaco dizia ter nascido em 1962 para tentar estender um pouco a carreira de piloto, tendo ele chegado tardiamente na F1.

    Responda a este comentário

  7. Robinson
    3/05/09 - 12:52

    Não sei o que aconteceu, mas quando publiquei o post, o texto ficou completamente fora de ordem.

    Vou tentar consertar.

    Desesperadamente.

    Responda a este comentário

  8. Dudu
    3/05/09 - 14:18

    Parabéns pelo texto. Não tenho nada a acrescentar se não os merecidíssimos clichês: uma pena, Senna tinha mt a contribuir eqto pessoa e eqto esportista.

    Responda a este comentário

  9. Rafael
    4/05/09 - 12:29

    Muito bom o artigo, Robinson! [3]

    Apesar de eu ser mais Piquet, não há como não admirar o Senna. Comemorei bastante suas vitórias.

    Eu estava vendo a corrida ao vivo e quando ocorreu o acidente, até a voz do Galvão mudou quando disse na transmissão: “Senna bateu forte…”

    Foi muito triste mesmo.

    Bom… se há algo que possa contra-balancear, hoje a segurança na F1 é muito maior.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário